Como pensar emagrece

Coordenando os seus pensamentos você é capaz de usá-los como aliados nas suas dietas. Comer não é um ato automático, porque antes de comer nós pensamos.  E diante de um alimento tentador, muitas vezes buscamos justificativas para sair da dieta. Esses são pensamentos sabotadores que nos afastam do objetivo.

Os nossos aliados são os pensamentos funcionais, que são os que nos ajudam a manter o foco em uma alimentação saudável e equilibrada; buscando o objetivo final que é emagrecer, ter uma boa saúde. Se cedermos à tentação, vamos ter somente um prazer momentâneo e depois vem a ressaca emocional, de baixa estima, de achar que não consegue emagrecer.

Abaixo algumas dicas que podem auxiliar a alcançar o objetivo:

  • Na hora da refeição, esteja focado no que está fazendo, sem distrações, com celular ou TV. Preste atenção no que está comendo, mastigue bem e assim você vai se sentir saciado;
  • Aumente o grau de tolerância da fome, não precisamos comer só porque outra pessoa está comendo, precisamos seguir os nossos horários e o número de refeições; sem ficar “beliscando” entre as refeições;
  • Muitas vezes o que ser considera fome, pode ser uma simples vontade de comer; pode até passar se tomarmos um copo de água e procurar focar a atenção em alguma atividade.
  • Lembre-se de valorizar cada pequena conquista seja de resistir a uma tentação, de aprender a mastigar, ou eliminar algumas gramas.

Controlando os pensamentos sabotadores você consegue controlar a sua alimentação e ter a satisfação de emagrecer, melhorar a autoestima por conseguir alcançar o seu objetivo.

Caso sinta necessidade de ajuda faça junto ao acompanhamento Nutricional  um acompanhamento Psicológico.

Kátia Cilene Cardoso
Psicóloga CRP04/10826

Parcerias com empresas da região em consultas e exames