Orientações para menopausa

  • Fracionar de 04 a 06 refeições diárias;
  • Evitar ingerir grandes volumes de alimentos;
  • Consumir semente de linhaça triturada no leite, iogurte, feijão saladas e vitaminas.
  • Triturar no momento que for consumir ou já comprá-la estabilizada, para preservar o ômega 3 e ligninas utilizadas na terapia de reposição hormonal;
  • Evitar frituras, alimentos gordurosos, excesso de açúcares, massas e sobremesas com freqüência;
  • Consumir alimentos ricos em cálcio (vegetais verde-escuros, peixes, sementes, abóbora, melancia, bebida de soja enriquecido com cálcio, tofu, leite de vaca desnatado e seus derivados);
  • Aumentar o consumo de água mínimo 1,5 ml dia e chás de folhas verdes (cidreira, melissa, hortelã, ban-chá, etc).
  • Consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia;
  • Consumir 4 a 5 porções (pires) de vegetais por dia;
  • Preferir consumir soja (salada, hambúrguer de soja, bolinhos de soja assado);
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, café e refrigerantes;

Consumir alimentos antioxidantes: 

  • Betacaroteno, (cenoura, espinafre, pimentão amarelo, damasco seco, brócolis, pimentão vermelho, melão, batata doce, ovo, couve, pêssego, mamão, abóbora, leite);
  • Vitamina C, (laranja, kiwi, batata, couve cru, brócolis, limão, caju, tomate, espinafre cru, goiaba, morango, acerola, pimentão, escarola, umbu);
  • Vitamina E, (óleo vegetal, cereais integrais, leite, espinafre, avelãs, abacate, amêndoas, castanhas, gérmen de trigo);
  • Zinco, (agrião fresco, endívia fresca, farelo de trigo, semente de abóbora, broto de alfafa, escarola, salsinha fresca, carne assada, fígado de boi, acelga, gema de ovo, aveia, lentilha, espinafre fresco);
  • Selênio, (cereais integrais, germe de trigo, miúdos bovinos como fígado e rim, leites, queijos, maçã, abacate, banana, amora, uva, kiwi, laranja, pêssego, morango, tomate, melancia);
  • Manganês, (vegetais de folhas verdes, cereais, nozes, legumes, grãos integrais, banana, abacaxi, abacate, amora, morango,
  • Evitar o excesso de sódio (sal), no preparo da refeição e alimentos industrializados como, (salsicha, lingüiça, nuggets, sopas prontas, macarrão instantâneo, bacon, molhos prontos margarina com sal, requeijão, caldo de carne, palmito em conserva, azeitona em conserva, lentilha em conserva, shoyu, catchup, salgadinhos, maionese, calabresa, salame, picles, bacalhau, milho enlatado, carne de sol, pepino em conserva, sardinha enlatada, mostarda, gelatina, gema do ovo, marisco, caviar, pães, e frios).

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