Diferença entre faringite e amigdalite

É muito comum as pessoas fazerem certa confusão com estes dois termos.

Antes de tudo é preciso entender a anatomia destas estruturas.

A faringe é um órgão que está relacionado tanto ao Sistema Digestório quanto o Sistema Respiratório. É dividida em três regiões: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. Geralmente o termo faringite está relacionado à orofaringe. Quando a mucosa que reveste a orofaringe fica inflamada damos o nome da faringite.

As amígdalas (também denominadas tonsilas) são estruturas localizadas nas paredes laterais da orofaringe, de superfície irregular e podem apresentar diferentes tamanhos. Quando inflamam, chama-se amigdalite.

Algumas vezes tanto a faringe quanto as amígdalas inflamam. Nestes casos temos as faringoamigdalites.

Estas estruturas são ricas em tecido linfoide (de defesa), importante porque estão em contato direto com o ar e alimento que são as vias de contaminação.

A maioria das infecções são causadas por vírus, mas podem evoluir para infecção bacteriana (25% dos casos). Quando por vírus, causa geralmente vermelhidão, diferente da infecção bacteriana que além de hiperemia forma placas de pus.

Os sintomas mais comuns são a dor de garganta, mal estar, dificuldade para engolir e febre.

O tratamento deverá ser instituído pelo médico e inclui analgésicos, antibióticos, orientação para dieta, sprays orais e repouso.