Como manter uma alimentação equilibrada e com saúde

Iniciar as refeições de preferência, com uma salada crua (tomate, alface, repolho, agrião, pepino);
Preferir preparações cozidas, assadas ou grelhadas;
Não substituir as refeições principais por lanches rápidos;
Diminuir o volume das refeições 05 a 06 vezes por dia a alimentação;
Mastigar bem os alimentos (15 vezes por porção);
Fazer uso moderado de óleos vegetais (soja, oliva, milho, canola, girassol) nas preparações;
Evitar ingerir líquidos em excesso durante as refeições principais (almoço e jantar);
Ingerir quantidade adequada de líquidos, em média 08 a 10 copos/dia de 200 ml de água entre as refeições (30 min antes e 1 hora após);
Estabelecer e respeitar os horários das refeições;

EVITAR
Jejuns forçados, pular as refeições;
Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
Cozinhar com fome, comer assistindo tevê;
Alimentos de alto valor calórico, como: biscoitos recheados, macarrão, pizza, bombons, doces, salgadinhos;
Alimentos excessivamente gordurosos, tipo: sarapatel, feijoada, mocotó, dobradinha;
Carnes salgadas e defumadas;
Açúcar, mel, rapadura, melaço;
Embutidos, como: salame, presunto, salsicha, calabresa;
Enlatados, como: sardinha, patê, quitute;
Condimentos, tipo: maionese, catchup, mostarda, pimenta-do-reino e molhos concentrados em sal;
Frituras;
Dietas “milagrosas”;
Uso de medicação sem orientação.

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