Cárie Dentária
É uma doença multifatorial, transmissível e infecciosa de origem bacteriana. As lesões de cárie iniciam como manchas brancas na superfície dos dentes, caso não haja intervenção do cirurgião-dentista, as lesões podem evoluir e atingir a parte mais interna do dente. A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que o destroem. O estilo de vida e os hábitos alimentares são fatores que estão diretamente envolvidos no aparecimento dessa doença. A alimentação saudável é uma aliada para prevenir cárie.
Sinais e Sintomas:
- Dor de dente
- Dor ao mastigar
- Dor na ingestão de alimentos quentes e frios
- Sensibilidade aos doces
Alimentos saudáveis
As fibras alimentares limpam a superfície dos dentes como se nosso próprio organismo fizesse uma pré- escovação. Algumas frutas, legumes e verduras são considerados como “detergentes” para os dentes, como por exemplo a maçã, melancia, cenoura e pepino. Durante a mastigação, suas fibras limpam e previnem problemas de mau hálito, cáries e gengivites.
Prevenção:
- O problema pode ser evitado com uma boa rotina de escovação e visitas regulares ao dentista para fazer uma avaliação e uma boa profilaxia.
- Escovar os dentes pelo menos 4 vezes ao dia ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis. Use fio dental diariamente.
- Beba bastante água para estimular a produção de saliva.
- Reduza o consumo de alimentos açucarados.