Diferença entre faringite e amigdalite
É muito comum as pessoas fazerem certa confusão com estes dois termos.
Antes de tudo é preciso entender a anatomia destas estruturas.
A faringe é um órgão que está relacionado tanto ao Sistema Digestório quanto o Sistema Respiratório. É dividida em três regiões: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. Geralmente o termo faringite está relacionado à orofaringe. Quando a mucosa que reveste a orofaringe fica inflamada damos o nome da faringite.
As amígdalas (também denominadas tonsilas) são estruturas localizadas nas paredes laterais da orofaringe, de superfície irregular e podem apresentar diferentes tamanhos. Quando inflamam, chama-se amigdalite.
Algumas vezes tanto a faringe quanto as amígdalas inflamam. Nestes casos temos as faringoamigdalites.
Estas estruturas são ricas em tecido linfoide (de defesa), importante porque estão em contato direto com o ar e alimento que são as vias de contaminação.
A maioria das infecções são causadas por vírus, mas podem evoluir para infecção bacteriana (25% dos casos). Quando por vírus, causa geralmente vermelhidão, diferente da infecção bacteriana que além de hiperemia forma placas de pus.
Os sintomas mais comuns são a dor de garganta, mal estar, dificuldade para engolir e febre.
O tratamento deverá ser instituído pelo médico e inclui analgésicos, antibióticos, orientação para dieta, sprays orais e repouso.