Importância da amamentação nos primeiros meses de vida

A amamentação é um dos momentos mais importante entre mães e filhos, e pode fazer diferença na vida da criança estreitando ainda mais o vínculo mãe-bebê. O leite materno ajuda no desenvolvimento e protege sua saúde do bebê, já que supre todas as necessidades nutricionais nos seus primeiros meses de vida. É o alimento mais completo e equilibrado que existe para essa fase da vida, pois contém as quantidades adequadas de nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para o organismo do bebê, favorecendo o seu crescimento e desenvolvimento. E, também, é importante ressaltar que fornece a quantidade de água necessária para mantê-lo bem hidratado!

Além de ser o alimento mais nutritivo que você pode oferecer ao seu filho, a digestão do leite materno é mais rápida e fácil, favorecendo uma melhor absorção dos nutrientes e o aumento da frequência das mamadas, oferecendo mais alimento e calorias e provocando menos cólicas intestinais. Ele também contribui para a formação e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo alergias alimentares e respiratórias, infecções e algumas doenças.

O leite materno é rico em bactérias que compõe a microbiota intestinal do bebê, atuando como uma barreira protetora, ajudando na digestão e regulação do funcionamento intestinal, reduzindo as ocorrências de distúrbios intestinais como diarreias e constipação intestinal. Além disso, crianças que mamaram tendem a apresentar um menor risco em desenvolver
problemas como a obesidade, diabetes e problemas cardíacos ao longo da vida adulta.

Outro ponto importante é que ao sugar o leite, ocorre o estímulo ao desenvolvimento da arcada dentária do bebê, favorecendo o desenvolvimento dos ossos e fortalecendo os músculos da face, facilitando o desenvolvimento da fala, regulando a respiração e prevenindo problemas na dentição.

Texto elaborado pela nutricionista Carolina Gama
Instagram: @carolina_dagama

Parcerias com empresas da região em consultas e exames