Você sabe ler os rótulos dos alimentos?

Ao comprar um alimento industrializado, você costuma olhar o rótulo? Pois, sabia que ler o rótulo dos alimentos e entender a tabela nutricional é essencial para conhecer a qualidade de produto e o quanto de nutriente ele oferece. Porém, se você é daquelas pessoas que só olha as calorias, preste atenção: A lista de ingredientes é mais importante do que as temidas calorias!

Saber ler o rótulo ajuda a optar por alimentos mais nutritivos e com ingredientes mais naturais, e sem excesso de açúcar, sal, gordura saturada, gordura trans, corantes e conservantes artificiais que são ingredientes que devem ser consumidos em poucas quantidades. Os rótulos são regulamentados e controlados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por isso eles devem seguir um padrão.

A lista de ingredientes está sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente estará sempre em maior quantidade no alimento e assim por diante.  Por exemplo, se no rótulo de um suco, o açúcar aparece em primeiro e a polpa de fruta depois, significa que tem mais açúcar do que fruta nesse suco. E, talvez, não seja uma boa opção de compra! Além disso, nessa lista também aparecerão os conservantes, corantes e adoçantes, que muitas vezes têm nomes estranhos, e esses podem ser artificiais ou naturais.

Já na tabela nutricional precisa constar o valor energético (kcal), as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio presentes no alimento. O %VD significa valor diário e indica a quantidade de cada nutriente por porção do produto, baseado em uma dieta de 2000 kcal/dia. Por exemplo, se em um iogurte tiver 20% de gordura, significa que 1 porção contribuirá com 20% da gordura total que deve ser ingerida por dia. Nessa tabela a quantidade de fibras e sódio merecem atenção!

Vale lembrar que as calorias diárias não são iguais para todos, pois depende das necessidades de cada um, do perfil metabólico e variáveis como a idade, o estado de saúde e a prática de atividade física. Portanto, leia sempre o rótulo!

Parcerias com empresas da região em consultas e exames