Você sabe o que é apraxia?

No dia 14 de maio comemoramos o dia da “Conscientização da Apraxia de Fala na Infância”.

De acordo com a Associação Americana de Fonoaudiologia o termo  Apraxia de Fala na Infância se refere ao “Distúrbio neurológico motor da fala na infância, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários à fala”.

Algumas características da Apraxia: Pobre repertório de vogais, erros com as vogais, pobre repertório de consoantes, alteração na prosódia (fala monótona ou acelerada, pausas, erros de acentuação), a criança compreende, mas não consegue reproduzir na fala.

A Apraxia pode vir sozinha ou estar associada a outras condições, tais como o Espectro Autistico, Síndromes Genéticas etc. Por isso a importância de um diagnóstico diferencial.

O Fonoaudiólogo com experiência em transtornos de fala e linguagem incluindo os distúrbios motores é o profissional indicado para avaliar e tratar a criança com Apraxia.

A participação da família no processo terapêutico é fundamental para o treino motor em casa, para que haja a memorização do plano motor e automatização da fala.

Parcerias com empresas da região em consultas e exames